Histórias da Barra Seca: Jorge e o Encantador de Serpentes
Veja este video que comprova que a cobra jibóia não é venenosa, mas nem por isto faça isto ai.
Você sabe como hipnotizar uma cobra, aprenda .
Morávamos lá no Chiquinho Rodrigues de Oliveira, genro do Coronel Marcos Ribeiro, anos 1960, houve a renuncia de Jânio Quadros, toda aquela briga que ocorreu nos bastidores para que João Goulart não assumisse o poder, TFP entrou no meio, governadores de São Paulo, Ademar de Barros, Magalhães Pinto, o governador do Rio de Janeiro.
Leonel Brizola estava ligado ao Estado do Sul, apoiava João Goulart, que era seu cunhado, insuflando contra os Estados do Sul. Lembro que o Leonel Brizola tinha um programa na Radio Marim de Veiga no Rio de Janeiro onde ele chamava os políticos de (Raposas Velhas), houve muita discussão, inclusive foi fechado a Ponte do Rio Itararé pelo Batalhão do Segundo Exercito, isto la em Fartura e nós morávamos três quilômetros da Ponte, tivemos que ir para a casa de meu avô que ficava la nos Bentos.
Houve uma conturbação, mas se resolveu que João Goulart ia assumir, mas com uma proposta de Parlamentarismo, houve eleição, ganhou o Parlamentarismo, assumindo como Primeiro Ministro Tancredo Neves, mas houve novamente eleição e ganhou o Presidencialismo, João Goulart, governou por pouco tempo, pois houve sua destituição. Paramos por aqui , pois meu assunto real é hipnotizar serpentes, vou tentar ensinar.
Morávamos lá e o objetivo era limpar a área, pois a Represa de Chavantes ia encher toda aquela região de água, onde tinha mata meu pai derrubou, e fêz plantio. Tirando a madeira que servia para Cercas, vendendo-a e outras madeiras , comuns, como lenha para as Olarias, inclusive quem muito comprou foi Agostinho Strazza, pai de meu amigo Adalto Strazza, as Madeiras de Lei eram derrubadas e cortadas em toras, vendidas para a serraria do Nego Stella e seu irmão Marinho. Eu e meu irmão Luis derrubamos uma Cana Fistula enorme, tinha mais de 01 metro de topo, dando três toras, sendo duas de 05 metros e uma de 04 metros. Em casa tínhamos um Gorpeão pequeno, houve a necessidade de comprar outro maior que desse para serrar aquela arvore imensa.
Meu pai derrubou uma área grande, onde tinha ninhos de Urubu, da janela de casa via o casal de urubu tratando seus filhotes, para quem não sabe o urubu demora para sair do ninho, pois suas penas demoram a crescer até ficar adulto para o voar. Aquela família de Urubu perdeu seu lugar de se procriar, pois usavam sempre o mesmo local.
Derrubou aquela mata e foi ateado fogo para o plantio de arroz, era a melhor agricultura para a região.
Depois de queimado, era comum ver cobras, principalmente as Gibóias, naquele local. Irmão Zezo tinha o costume de mata-las e tirar seu couro, cobra Giboia não era venenosa, mas se encurralada, ataca o ser humano. Estava eu neste terreno queimado, pronto para semeadura do arroz, quando vi uma cobra, grande, creio que era uma Gibóia, resolvi aplicar o método de hipnotizar serpentes, que nós comentávamos entre os irmãos, Luís, Zezo, Eu e o Elias.
No que consistia, OLHAR FIRME PARA A COBRA E NÃO PISCAR, DANDO UM NÓ NA PONTA DA CAMISA, ESPERAR QUE A COBRA FIQUE IMOVEL.
Fiz como mandava o figurino, só que a danada não ficou imóvel e veio para cima de mim, sai correndo do local, não esperei para ver o resultado, sei que levei um susto tremendo, chegando em casa contei para todos o ocorrido, tomei uma bronca de meu pai, sei que jamais voltei a encantar serpentes, Matar uma cobra, jamais, pois sempre ficava a pelo menos 05 metros longe destes bichos, alguns peçonhentos , outros não. Creio que o Elias lembra deste caso, talvez o irmão Zezo, nosso Irmão Luís, não está entre nòs, para ajudar a contar esta histórias da Barra Seca.,