Contos e Rezas na Barra Seca. Oh Ditinho, cadê o Ditão?

 Trocando mensagens com Maria Palma Amélio, sobre a História do Mata O Bicho Irmão, me disse das Estórias e dos Contos que seu pai conhecia.

Como sei que estas Estórias e Contos, Mario Vieira Palma sabe todas, pois vivíamos no mesmo terreiro onde isto era contado, nas reuniões dos terços rezados em famílias.

Conto!: O Ditinho cadê o Ditão>

Antes nas Comunidades Católicas, era atendida por um Padre e um Sacristão. (Sacristão era o auxiliar do Padre para tudo)

Todas Igrejas tinham muitas imagens, esta especificamente tinha uma de São Benedito, pois o Padre percebeu que ali tinha muitos devotos, então o Sacristão colocou uma Imagem bem grande, destacando, colocando uma bandeja para receber as doações em dinheiro, era a que mais recebia. Dentre os devotos tinha um que vinha, colocava dinheiro e começava a conversar com a imagem. O Sacristão percebeu isto, preparou um local escondido atrás da Imagem, e quando o roceiro vinha se escondia e respondia as perguntas do roceiro e colocava mais dinheiro, era uma esmola gorda, e o Sacristão ria da tapeação ao roceiro. Foi o ano todo o roceiro vinha, o Sacristão se escondia e respondia e prometia ajudar, pôde-se dizer fazer a multiplicação dos pães.

Ocorreu que foi um ano ruim com seca, e a roça não rendeu nada e o roceiro ficou p. da vida, disse que ia acertar as contas com São Benedito.

O Sacristão ficou sabendo, o que ele fez. Tirou a imagem grande e no seu lugar colocou um São Benedito pequeninho.

O Caipira ao ver aquela imagem pequenina falou:

O DITINHO CADE O DITÂO AQUELE CARA SAFADO QUERO ACERTAR CONTA COM ELE., (resposta politicamente correto), viu Mario 

 São Benedito nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526. Benedito significa abençoado. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Era filho de Cristóvão Manasceri e de Diana Larcan. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.

Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o Rosário, ensinado por sua mãe.

Jorge Rodrigues de Oliveira

Autor do blog & Escritor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor conteúdo de histórias e
contos antigos do bairro da Barra Seca.

Copyright © 2025 Blog Histórias e Contos da Barra Seca. Todos os direitos reservados.